Pontos de Luz
- angeladiaspt
- 12 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Espaço Arte | Campo Maior | 2024
“Pontos de Luz” é uma exposição de desenho e de pintura, que parte do cruzamento de perspectivas da História da Arte Universal.
Em torno desta criei ritmos entre figuras, personagens, objectos, animais, vestígios arquitectónicos, elementos naturais, pedras arqueológicas e outros sem nome. Todos coabitam juntos de várias classes, ora em movimentos dançantes, ora em repouso profundo.
Personagens de várias épocas e culturas, conectadas com a terra, com o ar e com o fogo encaminhadas para a Natureza no geral.
Poderiam ter estado durante muito tempo enterradas em areais sobre os seus tons de ocre aos amarelos, passando pelos sienas avermelhados, pelas sombra queimadas, cobertas de musgo com camadas de diferentes tons de verde, de cinzento e branco calcário.
Daí passaram para lugares abertos de exposição, encheram-se de uma nova vida e luz e passaram a estar disponíveis para observação por visitantes das várias partes do mundo.
Passaram a habitar no imaginário de cada um de nós, estabelecendo ligações com as nossas vivências pessoais e do quotidiano.
Será que estamos num Museu? Agora durante três meses vão habitar esta casa em convivência mútua, como é neste inventário formal de diferentes aspectos e tamanhos.
Nelas podemos encontrar pontos de luz, marcas que percorreram tempo, que vêm de muito longe, no entanto já vivem connosco há muito tempo.
Estão em trânsito, em correria de lá para cá, até que, de vez em quanto são interrompidas com o passar de um cavalo alado ou com a queda de uma máscara teatral de metal.
É aí que então tudo volta de novo à sua azáfama habitual numa paródia histórica de reconhecimento e de esquecimento, que mais tarde voltam para os seus lugares e posições escultórias de observados e de observadores.
Ângela Dias


















